Como vender seguros pela internet: guia com o passo a passo, estratégias e quais erros evitar

Você quer descobrir como vender seguros pela internet do jeito certo?

Se chegou neste conteúdo, é porque deseja lucrar com a venda de seguros online. Você quer fechar negócios com clientes de todas as partes do Brasil e, assim, escalar seu negócio estrategicamente.

Nos tópicos a seguir, você vai descobrir quais passos tomar para conseguir ter sucesso nas vendas online — e isso também se aplica aos erros que tem de evitar.

Portanto, se você já vende seguros do jeito tradicional e agora quer vender online, continue lendo. Caso esteja começando a vender seguros e deseja fazer isso já usando a internet (o jeito mais prático e promissor atualmente), este texto também é para você.

Como vender seguros online?

Ao começar a vender seguros pela internet, é preciso se atentar ao seguinte: isso vai exigir de você planejamento e estratégia. Esse é o pilar.

Ter isso em mente é o primeiro passo, afinal, sem planejamento e estratégia, ainda mais no ambiente online, você pode ser facilmente engolido pelos concorrentes.

Vamos abordar — em detalhes — as melhores estratégias e dicas para vender seguros online nos tópicos seguintes, porém, antes disso, quero passar uma ideia mais ampla.

A venda online de seguros envolve alguns fatores:

  • Conhecer profundamente os produtos de seguro que quer vender e o público-alvo;
  • Criar uma presença digital forte;
  • Usar estratégias de marketing digital, como redes sociais e anúncios pagos (no Facebook e Instagram, por exemplo), para aumentar sua visibilidade;
  • Oferecer atendimento de qualidade e simuladores personalizados;
  • Trabalhar bem o funil de vendas, captando leads e convertendo-os em clientes.

Por que vender seguros pela internet?

Se você ainda não estiver totalmente convencido sobre o porquê de aprender a como vender seguros pela internet o quanto antes, separei alguns benefícios desse tipo de abordagem.

Alcance ampliado

O entendimento que todos nós temos é o seguinte: quanto mais pessoas você consegue alcançar, mais chances de fechar vendas com o maior número delas.

E é exatamente isso — o alcance ampliado — que a internet possibilita, já faz você se conectar a um público diversificado e que mora em diferentes partes do Brasil. Isso é algo mais caro e complicado em um modelo físico.

Vamos pegar um exemplo: imagine uma campanha de anúncios segmentados no Facebook.

Com ela, é possível, por meio da segmentação, alcançar jovens que buscam seguros de vida para proteger suas famílias e, ao mesmo tempo, oferecer seguros empresariais a empreendedores em diferentes regiões. 

Isso é a “mágica” da segmentação.

E mais: você também pode usar plataformas como o Instagram e o LinkedIn para criar conteúdo que ressoe com cada segmento, o que também amplia seu alcance.

Custo mais baixo

Outra vantagem de vender seguros no ambiente online é que isso reduz certas despesas fixas, como o caso de aluguel de espaços físicos para a corretora de seguros — e, é claro, todos os outros custos que os escritórios físicos geram.

Além do mais, na venda de seguros online, você consegue gerenciar todo o negócio inteiramente de casa. 

Não posso deixar de ressaltar que existem sim custos na venda online de seguros (criar anúncios e implementar um CRM, por exemplo), porém, quando tudo isso é colocado na mesma balança, a venda online se destaca da venda tradicional.

Ofertas mais personalizadas

Quando você começa a entender como vender seguros pela internet, um dos benefícios que fica evidente de cara são as ofertas mais personalizadas.

E isso acontece porque, no ambiente online, fica mais fácil criar soluções ajustadas às necessidades de cada cliente. 

Uma plataforma de cotação de seguros, por exemplo, permite que o cliente selecione as coberturas desejadas e receba uma cotação imediata. É isso que acontece na plataforma de seguros da minha corretora, a Mutuus Seguros.

Essa abordagem mais personalizada — e mais prática também — aumenta as chances de conversão. O cliente, que ganha mais transparência e autonomia durante o processo de contratação do seu seguro, sente que o seguro foi feito sob medida para ele. 

Outra nuance das ofertas personalizadas na internet diz respeito aos e-mails: ao automatizar e-mails personalizados, fica mais prático oferecer produtos relacionados ao perfil do cliente: ele quer um seguro para viagem? Para seu negócio? Seu carro? Casa?

Marketing direcionado

Como até já falamos brevemente, as estratégias digitais permitem segmentar campanhas com precisão — e é aqui onde está um dos maiores benefícios da venda online de seguros.

Você pode, por exemplo, criar anúncios no Google Ads para quem pesquisa “seguro saúde custo-benefício” em uma cidade específica. Isso garante que a oferta seja vista pelo público certo. 

Nesse mesmo sentido, as redes sociais — como Instagram e TikTok — também são ótimas para engajar os potenciais clientes. Aqui existe uma variedade de conteúdos que você pode usar, desde vídeos explicativos até depoimentos que mostram a importância de um seguro.

Flexibilidade e rapidez

Outro fator que você deve saber enquanto aprende a como vender seguros pela internet é que essa venda online é extremamente conveniente para os potenciais clientes. 

Isso segue a lógica sobre a qual todos nós já estamos conscientes: torna-se mais simples buscar informações, tirar dúvidas e fechar o contrato de seguro a qualquer momento, de qualquer lugar e sem precisar se deslocar até uma corretora de seguros.

Plataformas como o WhatsApp Business também permitem que o corretor mantenha um contato mais prático e informal com potenciais clientes. Como falamos: isso é extremamente conveniente.

Como vender seguros pela internet: 6 passos principais

Antes de compreender os passos relacionados a como vender seguros pela internet, você deve ficar a par de algo importante nesse tipo de venda:

Trata-se de um processo contínuo que vai exigir de você adaptação de tempos em tempos. Ou seja, requer aprendizado constante. É isso que vai manter você à frente.

E isso fica ainda mais evidente porque, ano após ano, novas ferramentas surgem, os consumidores começam a agir de formas “peculiares” na internet e novos desafios do mercado de seguros dão as caras.

Dito isso, vamos aos passos:

1 – Construa sua presença online

Um dos passos iniciais para vender seguros online é criar um site intuitivo, informativo e otimizado para computadores, mas, sobretudo, para celulares (conforme a TIC Domicílios – 2024, 92 milhões de brasileiros acessam a Internet apenas pelo telefone celular).

No site que você criar, é necessário destacar, estrategicamente, os produtos de seguro que vende, bem como outras questões: contato, processo de contratação, etc.

A construção da presença online também envolve marcar presença nas plataformas relevantes para seu público-alvo: Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e por aí vai.

Para cada tipo de público, uma rede social vai ser mais assertiva do que outra, então você precisa levar isso em conta.

De qualquer forma, em todas elas é importante que você compartilhe conteúdo relevante sobre seguros e temas que se relacionam com seguros.

Isso é o que chamamos de marketing de conteúdo e precisa ser aplicado tanto nas redes sociais quanto em artigos de blog que vão educar os potenciais clientes.

2 – Domine o marketing digital

Não tem como fugir da otimização quando a gente fala sobre atuar no ambiente online.

Por isso, você precisa encontrar formas de otimizar seu site e o conteúdo que posta no blog para que apareçam nos resultados de busca quando as pessoas procurarem por seguros.

Essa mesma prática deve estar presente quando você criar conteúdos nas redes sociais, já que o Google, por exemplo, também já começou a exibir nos resultados de pesquisas as postagens feitas em redes sociais.

Além disso, entender as particularidades sobre como vender seguros pela internet também envolve dominar mais algumas nuances do marketing digital. Aqui:

  • Crie campanhas de e-mail marketing para nutrir leads e promover seguros;
  • Invista, sempre que possível, em anúncios pagos no Google e nas redes sociais — é assim que você consegue alcançar um público maior e gerar leads qualificados.

3 – Ofereça uma experiência online acima da média

Você precisa entender que só estar no ambiente online para vender seguros não basta. É necessário oferecer uma experiência para os potenciais clientes que supere aquela que os concorrentes estão proporcionando.

E como fazer isso?

  • Implemente um sistema de cotação online rápido e fácil de usar. Como falamos, esse é um jeito de os clientes conseguirem comparar opções e preços de seguros;
  • Ofereça suporte online realmente eficiente através de conversas no WhatsApp, e-mail ou, a depender do tipo de cliente e dúvida, até mesmo ligação telefônica.

4 – Construa confiança e credibilidade

Na internet, você precisa, obrigatoriamente, passar confiança e credibilidade para as pessoas que, se tudo ocorrer como planejado, irão se tornar clientes.

No entanto, ninguém acorda em um dia e já tem toda a confiança e credibilidade necessária para começar a vender mais seguros do que conseguiria dar conta.

Esses dois aspectos precisam ser construídos. E isso deve ser feito estrategicamente.

Listei algumas boas práticas que vão ajudar você:

  • Seja transparente sobre os seguros que vende, os preços e os processos para cotar, contratar, falar com um especialista, etc;
  • Se você já tiver clientes, incentive-os a deixar depoimentos e avaliações online. Ah, e se você já tem clientes vendendo seguros de forma tradicional, encontre formas de usar no ambiente online — no site, por exemplo — os depoimentos deles;
  • Caso possua, exiba certificações e prêmios que sua corretora de seguros tem para demonstrar sua expertise e credibilidade.

5 – Invista em ferramentas e tecnologia

Outro aliado que você vai encontrar nas boas práticas sobre como vender seguros pela internet diz respeito às ferramentas tecnológicas. Resumindo a vantagem de usá-las, você ganha mais eficiência e escalabilidade no seu negócio online. 

Entre essas ferramentas está o uso de um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Ele é usado para gerenciar leads, clientes e interações. Vamos falar sobre essa ferramenta com mais detalhes em um tópico à frente.

6 – Fique por dentro das novidades (sempre)

O mercado de seguros, assim como acontece em todos os outros mercados, tem tendências que surgem vez ou outra. 

Entender como vender seguros pela internet também é compreender que você precisa ficar a par dessas tendências, acompanhando tanto elas quanto as mudanças no comportamento do consumidor.

Aqui, você eventualmente vai ter que explorar o uso de novas tecnologias e ferramentas que surgirem. Também pode precisar adotar novos processos que vão trazer mais produtividade.

Nesse mesmo sentido, novas regulamentações podem aparecer, então você também deve ficar ciente disso para se manter dentro da legalidade. 

Isso pode ser algo envolvendo os clientes, como o caso da Lei Geral de Proteção de Dados, que pode ter alguma mudança no futuro e, por isso, sua empresa deve ficar a par. Também pode ser algo relativo a seguros, como novas leis e atualizações daquelas já existentes. 

O conselho principal aqui é: mantenha-se atualizado.

Como vender seguros pelo WhatsApp?

O WhatsApp é uma das formas mais práticas que você pode — e deve — usar para vender seguros pela internet. É um app prático e que está no cotidiano das pessoas que podem se tornar seus clientes. Trata-se de uma ferramenta popular, afinal.

Por isso, para vender seguros online com ela, a primeira etapa é configurar o WhatsApp Business, criando um perfil profissional com nome, descrição dos serviços e horário de atendimento. 

Você quer mais praticidade no dia a dia, então também tem de adicionar respostas automáticas. 

Nesse caso, saudações e mensagens de ausência exemplificam isso — se um cliente enviar uma mensagem pedindo informações, por exemplo, uma resposta automática pode cumprimentá-lo e informar que será atendido em breve.

Você também precisa colocar o número do WhatsApp em locais estratégicos, como no site da empresa, nas redes sociais (na BIO do Instagram, por exemplo) e em anúncios online.

É dessa forma, afinal, que você vai conseguir levar os potenciais clientes para dentro das conversas no WhatsApp.

Além disso, não se esqueça de oferecer um atendimento personalizado para tornar a interação mais humana e próxima. 

Ah, e algumas empresas usam IA no WhatsApp para qualificar leads e, após isso, direcioná-los aos vendedores mais alinhados com a demanda (essa, aliás, é uma das estratégias que adoto na minha corretora de seguros e atesto que funciona muito bem).

Por fim, durante a conversa no WhatsApp, o que você precisa fazer é identificar o que o potencial cliente busca. Dependendo da resposta, você vai enviar detalhes das coberturas disponíveis, benefícios específicos e aplicar as técnicas de negociação necessárias.

Preciso fazer uma observação final: a venda de seguros no WhatsApp envolve outras nuances, sobretudo porque há ações e técnicas mais específicas que entram nesse tipo de venda por aplicativo de mensagem. Esse assunto não se esgota aqui.

Como vender seguros usando tráfego pago?

Lembra que falamos em alguns momentos sobre os anúncios?

Eles fazem parte das boas práticas que você vai aprender em qualquer lugar que fala sobre como vender seguros pela internet.

Você, aliás, é uma prova viva da quantidade de anúncios que aparecem na tela do celular ou computador todos os dias: enquanto vê um vídeo no YouTube, desliza o feed do instagram ou vê links patrocinados no topo dos resultados de pesquisa do Google.

A ideia dos anúncios para vender seguros é que eles conseguem aumentar as chances de ganhos durante as vendas.

Isso porque você pode criar anúncios que vão direcionar os clientes em potenciais para diferentes lugares: uma página de vendas, uma plataforma de cotação ou mesmo para uma conversa pelo WhatsApp (e isso se conecta com o que falamos antes sobre como vender seguros pela internet usando essa ferramenta).

Listei algumas ações que você tem de tomar ao vender por meio de anúncios:

  • Defina objetivos claros: levar potenciais clientes para o WhatsApp, para uma área de cotação, etc.;
  • Escolha plataformas adequadas para anunciar, como Google Ads e Meta Ads;
  • Crie anúncios atrativos, com benefícios claros e chamadas para ação;
  • Use segmentação para alcançar o público certo, como idade ou localização;
  • Direcione os anúncios a uma landing page otimizada para conseguir captar informações de contato;
  • Monitore os resultados e ajuste as campanhas de anúncios (isso é algo que você sempre terá de fazer para maximizar as conversões).

Qual a importância do CRM para corretoras de seguros?

Como falamos antes, um CRM é uma ferramenta indispensável nos negócios, inclusive para as corretoras de seguros. Se você quer vender seguros online, contar com ela é obrigatório.

E por quê?

Porque um CRM — seja um desenvolvido especificamente para corretoras de seguro ou aqueles que funcionam em qualquer tipo de empresa — ajuda a gerenciar interações com clientes, otimizar processos, aumentar a retenção de clientes e melhorar a comunicação. 

Vou ser mais específico agora para você entender melhor o que estou querendo dizer. Confira algumas funcionalidades úteis que um CRM vai oferecer:

  • Gestão de leads: com ele, você consegue captar e organizar informações de potenciais clientes para facilitar o acompanhamento e a conversão;
  • Automação de tarefas, como a criação de campanhas de e-mail e o agendamento de postagens em redes sociais (isso é possível por meio do HubSpot, por exemplo, e é uma função que eu uso bastante na minha corretora porque traz produtividade);
  • Histórico do cliente: armazena todas as interações e informações sobre apólices, sinistros e preferências do cliente;
  • Acompanhamento do funil de vendas, desde a prospecção até o fechamento do negócio;
  • Oferece insights sobre desempenho, identificando oportunidades de crescimento e áreas de melhoria no seu negócio online;
  • Centraliza informações de clientes e histórico de apólices, como o registro das interações com clientes sobre renovação de seguros;
  • Acompanha leads e propostas — você consegue fazer o monitoramento de potenciais clientes interessados em seguros;
  • Sincroniza (integrar) os setores de vendas e atendimento. Para dar um exemplo prático, é possível ter o time de vendas alinhado com o suporte para resolver dúvidas dos clientes;
  • Automatiza a captação de leads ao integrar canais, classificar contatos, nutrir relacionamentos e otimizar processos por meio de análises e integração de ferramentas externas;
  • Controla a comunicação, e isso é feito com o registro de contatos com clientes. Você tem acesso ao histórico de e-mails e chamadas sobre sinistros, por exemplo;
  • Centraliza, em um só lugar, as apólices e outros documentos relevantes que sua corretora tem de lidar no cotidiano;
  • Por meio de hierarquias de acesso e permissões, sua corretora consegue proteger dados sensíveis. É um jeito de evitar vazamentos de informações, especialmente em casos em que há mudanças de funcionários nos times;
  • Permite enviar mensagens personalizadas em momentos estratégicos, como renovação de contrato.

Tem muito mais que um CRM pode oferecer para sua corretora de seguros. Só listei algumas vantagens para você ter uma ideia mais ampla.

5 erros para evitar ao vender seguros pela internet

Entender como vender seguros pela internet não se trata só de saber qual ferramenta usar, quais estratégias adotar, quando fazer determinada ação.

Você também precisa saber quais são os erros que, se cometidos, podem arruinar sua estratégia de vendas

Alguns deles podem ser facilmente contornados, mas também existem aqueles que podem gerar uma dor de cabeça das grandes — e eu estou me referindo a “dinheiro perdido e clientes caindo fora do funil de vendas que talvez nunca mais voltem a fazer contato”.

Listei os principais erros para se evitar na venda de seguros online, mas há outros:

  1. Muitas empresas não definem claramente quem é seu cliente ideal. Sem essa informação, os anúncios e conteúdos não atraem as pessoas certas;
  1. Um site lento, confuso ou visualmente desatualizado afasta potenciais clientes, especialmente se esse tipo de problema acontece com maior frequência quando o site é acessado por dispositivos móveis;
  1. Não responder dúvidas rapidamente ou oferecer um atendimento genérico pode afastar clientes em potencial — eles até já podem já contratado o seguro, mas provavelmente não vão querer fechar um novo negócio ou mesmo renovar o seguro;
  1. Não investir em técnicas de SEO e anúncios pagos;
  1. Não medir os resultados: sem monitorar métricas como cliques e conversões, é difícil saber o que funciona, e, quando isso ocorre, você perde oportunidades de negócio.

Agora que você sabe como vender seguros pela internet…

Conseguiu compreender que todo o processo de vendas envolvido realmente está fundamentado naquilo que falamos lá no começo:

Planejamento e estratégia.

Mas lembre-se: você não precisa começar tentando fazer tudo de uma vez. Dê um passo de cada vez… em uma abordagem de melhoria contínua. A venda de seguros online exige isso.

Espero que este conteúdo tenha auxiliado você nisso. Em caso de dúvidas, pode comentá-las abaixo. 

Deixe um comentário